RSS

Meu pai/mãe, minha profissão...

sábado, 14 de novembro de 2009



"E vc, vai seguir os passos do pai/mãe?  Olha, filho de peixe, peixinho é!"


Influência dos pais, isso me lembrou o primeiro post, quanto ao papel dos pais na decisão da carreira profissional. A família tem um papel crucial em todas as escolhas na nossa vida, fomos formados dentro dela, tiramos dalí nossos primeiros exemplos. 
Nesse convívio familiar, observamos nossos pais e os temos por referência. Na hora de decidir a profissão é comum muitos jovens optarem, ou ao menos se interessarem pela carreira dos genitores. 
O problema aparece quando não se tem certeza do que se quer, e se deixa influenciar por isso. Cai às vezes na vontade dos pais, e pode erroneamente seguir algo que  não tem muito a ver. 
Ainda, isso pode ser um sinal de comodismo, escolher por algo que já está na família, ter sempre um orientador em casa, deixar de buscar algo diferente, algo seu.


Entretanto, não há generalização. Apesar de haverem sim muitos casos assim, existem inúmeras excessões. Se espelhar no pai/mãe, mas não ser uma cópia. É de certa forma, uma boa escolha, quando a profissão traz prazer e bem-estar. 


No meu caso ;D
" Bem, decidi por escolher algo que me preenchesse. Meu pai é caminhoneiro, e a minha mãe é funcionária pública/cozinheira. Como não sei dirigir (e nem quero o.O) e muito menos sei cozinhar, me espelhar nos meus pais ficou fora de cogitação."
 Entretanto, alguns dos meus colegas de aula optaram por seguir, se não a mesma carreira, algo ligado ao campo de trabalho. Por exemplo, a mãe ser propritária de um estabelecimento, e o filho decidir cursar determinada faculdade para ajudá-la nos negócios. Se isso for por gosto mesmo, tudo OK!, mas se for apenas por pressão ou por 'preguiça' de seguir em algo que realmente lhe interesse, se torna uma decisão mal tomada.


Links interessantes!  :D


http://www.igeduca.com.br/artigos/papo-serio/vale-a-pena-seguir-a-profissao-dos-pais.html

http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=5174

http://www2.uol.com.br/debate/1114/cidade/cidade05.htm




Presente inteligente

domingo, 8 de novembro de 2009


A preocupação com as questões ambientais faz surgir novas alternativas e traz à tona a criatividade latente nas pessoas.

Esse foi o principal motivo que nos levou a bolar um produto ligado a essa área. Difiícil mesmo é achar algo que já não exista no campo dos produtos biodegradáveis. São tantas ideias incríveis, que vão de talheres a celulares e tênis feitos de biopolímero. A partir daí, aliamos a consciência ambiental ao design, e o que surge? Vasinhos biodegradáveis personalizados! Sim, isso mesmo que vc leu. Além de ajudar o nosso mundo, vc presenteia alguém especial com uma plantinha e um vasinho super style.


Diversidades de estilos

A variedade estampas é muito grande. Flores, cores, tribais, nomes, desenhos e fotos.


Tamanhos e durabilidade

Grande, pequeno, largo e comprido. O tamanho e a forma que vc quiser.
Além disso, temos dois tipos de polímeros: um, que dura de um mês a seis meses, e outro, que dura de seis meses a um ano.


Notícia da área:
Sobre a área de Polímeros oferecida pelo Senai/SC, destacamos uma notícia interessante no site recicláveis.com.br (link), em que alunos do curso de Tecnologia em Polímeros do Senai/Satc de Criciúma, produziram brinquedos a partir de copos plásticos. Daí, pode-se notar a preocupação dos coordenadores e dos alunos, em utilizar seus conhecimentos em prol do meio ambiente.


Links Interessantes:

Aqui um link com uma entrevista com o Prof. Dr. Marco Aurélio de Paoli, que esclarece alguns dados e informações sobre o mercado dos polímeros, não só nacional mas internacional.
Aqui, o link do blog Bioplastic News, de Décio Escobar Oliveira Ladislau, um dos principais pesquisadores do bioplástico. Traz várias novidades e notícias sobre a implantação de novos biopolímeros no mercado mundial.

*Obs: Não liguem p/ a má qualidade das fotos xD, foi falta de planejamento. Procuraremos não cometer o mesmo erro.