RSS

Meu pai/mãe, minha profissão...

sábado, 14 de novembro de 2009



"E vc, vai seguir os passos do pai/mãe?  Olha, filho de peixe, peixinho é!"


Influência dos pais, isso me lembrou o primeiro post, quanto ao papel dos pais na decisão da carreira profissional. A família tem um papel crucial em todas as escolhas na nossa vida, fomos formados dentro dela, tiramos dalí nossos primeiros exemplos. 
Nesse convívio familiar, observamos nossos pais e os temos por referência. Na hora de decidir a profissão é comum muitos jovens optarem, ou ao menos se interessarem pela carreira dos genitores. 
O problema aparece quando não se tem certeza do que se quer, e se deixa influenciar por isso. Cai às vezes na vontade dos pais, e pode erroneamente seguir algo que  não tem muito a ver. 
Ainda, isso pode ser um sinal de comodismo, escolher por algo que já está na família, ter sempre um orientador em casa, deixar de buscar algo diferente, algo seu.


Entretanto, não há generalização. Apesar de haverem sim muitos casos assim, existem inúmeras excessões. Se espelhar no pai/mãe, mas não ser uma cópia. É de certa forma, uma boa escolha, quando a profissão traz prazer e bem-estar. 


No meu caso ;D
" Bem, decidi por escolher algo que me preenchesse. Meu pai é caminhoneiro, e a minha mãe é funcionária pública/cozinheira. Como não sei dirigir (e nem quero o.O) e muito menos sei cozinhar, me espelhar nos meus pais ficou fora de cogitação."
 Entretanto, alguns dos meus colegas de aula optaram por seguir, se não a mesma carreira, algo ligado ao campo de trabalho. Por exemplo, a mãe ser propritária de um estabelecimento, e o filho decidir cursar determinada faculdade para ajudá-la nos negócios. Se isso for por gosto mesmo, tudo OK!, mas se for apenas por pressão ou por 'preguiça' de seguir em algo que realmente lhe interesse, se torna uma decisão mal tomada.


Links interessantes!  :D


http://www.igeduca.com.br/artigos/papo-serio/vale-a-pena-seguir-a-profissao-dos-pais.html

http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=5174

http://www2.uol.com.br/debate/1114/cidade/cidade05.htm




1 comentários:

andres.gustavo57 disse...

Muito bom!

Está bem estruturado.

Parabéns!