RSS

Prá que lado eu vou? Hã?!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009


Profissão, tá aí algo que corrói o cérebro de muitos jovens ultimamente. Passar anos estudando, só esperando a hora de sair da escola e ir em busca da sua carreira profissional. Sim, essa é a realidade de milhões de jovens no Brasil e no mundo. A variedade de profissões e até mesmo a pressão excercida sobre nós acaba por muitas vezes, tornar esta decisão uma das mais importantes na vida.
Assim, nesse momento a melhor maneira de organizar as ideias e esclarescer dúvidas, é procurar em amigos, familiares, conhecidos e profissionais formados, um ponto de referência. Nós aqui no papel de "amigos"ou até mesmo "conhecidos desconhecidos", procuramos dar dicas, e somente dicas, porque afinal, estamos no mesmo barco "brother".
  • Primeiramente: Não se estresse. Sim,  curto e grosso. A famosa frase "arrancar os cabelos não resolve nada" se encaixa bem nesse caso. A pressão é forte, e nos deixa nervosos, ansiosos e com medo. Acalme-se, leia bons livros, se quiser se preparar para concursos ou vestibulares, esteja a vontade, mas não saia por aí achando que o mundo vai acabar se vc continuar por um tempo na casa dos seus pais, se ainda mora com eles.
  • Segundo: Seus pais e/ou familiares não são você, e mesmo que eles queiram o seu sucesso, eles ainda não podem decidir isso por você. Ouça o que eles tem a dizer, analise as possibilidades e as dificuldades das suas escolhas sim, mas siga com os seus sonhos o quanto puder.
  • Terceiro e ainda não é o último: Informe-se. Leia, esteja atento. Não adianta vir com esse papo de que "eu faço qualquer coisa, o que der lucro", que isso não leva a nada. Pesquise no mercado de trabalho profissões em alta, acessíveis, e que tenham alguma relação com vc. Se for possível, procure bons profissionais nas áreas que te interessam, e tire quantas dúvidas for possível, com certeza poderá ajudar muito.
  • Quarto e chegando lá: Testes vocacionais. Quando vc não faz nem ideia do que combina com vc (o que é bem difícil), apele para testes de vocação. Deixamos dois que já foram testados pela equipe e trouxeram bons resultados. O primeiro é do consultor Carlos Martins, simples e objetivo, e o outro é do O Portal dos Estudantes. Entretanto, estes testes são objetivos e simples, um ser humano é muito mais complexo, portanto não leve como verdades absolutas os resultados, ok?
  • Quinto e graças a Deus: Se nada der certo, não fique com raiva, nem entre em depressão. Voltando ao primeiro item, acalme-se. E talvez não ajude muito, mas como dizem muitas mães, o melhor nessas horas de indecisão é "confiar tudo a Deus". Para quem não concorda : o melhor é deixar que tudo tome o seu rumo, confiar em si mesmo, com a certeza da melhora, é a única alternativa. Se quiser, dê um tempo e prove novas experiências, para descobrir que rumo tomar.
Enfim, se  a profissão é escolhida,  o negócio é seguir em frente, seja em uma universidade, seja em um curso técnico. Empenho e organização são essenciais nesse momento, pois muitas coisas mudam, e deixar tudo para a última hora não é muito viável.


Aí chegamos a uma questão muito importante: e se  fracassar na minha escolha, e isso não for bem o que eu desejo? A resposta é simples de dizer e difícil de seguir. Não desanime. Siga aquele trecho de uma música, "tente outra vez", nem sempre se acerta de primeira. Nesse caso é melhor partir pra outra do que seguir algo que não te faz realizado, não é mesmo?